As commodities estão levando uma surra no acumulado do mês de junho. Nesta sexta-feira, o petróleo caiu e o açúcar foi afetado pelo seu movimento de queda, pois petróleo mais barato significa gasolina mais barata e consequentemente etanol perdendo valor e o ágio que apresenta em relação ao açúcar cai e afeta o mix de produção. As coisas nem sempre acontecem nessa sequência na vida real, mas para o mercado a percepção muitas vezes é mais importante do que a realidade. O açúcar, na nossa opinião, reagiu além da conta. Vamos acompanhar.
Grãos estão em baixa, com soja, farelo e milho caindo 11%, 10% e 8% respectivamente. Isso apenas neste mês. Petróleo, açúcar e gasolina despencam 6-7% e café 5%. Como me disse um trader esta semana num evento, “você montou o fundo na hora certa”. Um brinde à ironia.
NY encerrou a sexta-feira ligeiramente acima dos 12 centavos de dólar por libra-peso, representando uma queda em relação à semana anterior. O açúcar está extremamente suscetível aos humores advindos do mercado financeiro. Real mais fraco acelera a fixação de contratos comerciais ainda pendentes para a safra 2018/2019 e pressiona NY já que muitas usinas fixam em reais.
É razoável ponderar que as imensas safras indiana e tailandesa já estão devidamente refletidas no preço negociado em NY. Os fundos liquidaram grande parcela de suas posições vendidas à descoberto (estão com apenas 25.000 lotes ainda) e, portanto, parece-nos que o mercado futuro deverá ter menor pressão de venda a partir de agora.
Dentre os fatores que poderiam afetar negativamente os preços do açúcar em NY se inclui a desvalorização do real frente ao dólar que sofre influência do cenário externo e da indefinição completa acerca da eleição presidencial no Brasil. Se a política de preços da Petrobras for mantida, a desvalorização da moeda brasileira afeta o preço de importação da gasolina e equilibra a arbitragem do etanol com o açúcar, sem risco de mudança do mix. A menos, claro, que o petróleo se mantenha no atual intervalo de preços. Real e petróleo são, portanto, os dois principais componentes que podem pressionar os atuais preços do açúcar em NY.
No contraponto, vemos mais fatores no horizonte que podem impulsionar os preços. A seca nas regiões canavieiras do Centro-Sul será refletida nas moagens de julho e agosto e o pessoal mais ligado às áreas agrícolas das usinas não está nada otimista com as perspectivas. Embora a média das previsões de moagem no Centro-Sul estejam em torno de 584 milhões de toneladas de cana (o número da Archer Consulting é de 563), a percepção agora é de que esse número deverá se encaminhar na faixa de 550 milhões de toneladas de cana. Se isso ocorrer, o impacto nos preços será violento apesar da produção mundial do ano que vem. De novo, para o mercado a percepção muitas vezes é mais importante do que a realidade. E uma redução substancial de cana no Centro-Sul vai assustar.
Mudando para o etanol, o volume do consumo interno de combustíveis ciclo Otto decepciona. Falta dinheiro no bolso do consumidor. No entanto, esse fator faz com que ele dê preferência ao etanol na hora de abastecer pois compra mais litros pela mesma quantidade de dinheiro. Por isso, apesar de números tímidos de consumo total, o hidratado surpreende positivamente e deve ter seus preços negociados para o último trimestre de 2018 em patamares acima dos de hoje. Mas, ainda aqui temos incerteza acerca que quem será o presidente eleito e o efeito que isso vai causar ao câmbio.
Por exemplo, Tarcilo Rodrigues, executivo da BioAgencia, acredita que o preço médio do hidratado com impostos no último trimestre do ano deve ser de R$ 2,4000 por litro. Se o câmbio estiver a R$ 3,7000 isso equivale a açúcar em NY a 16 centavos de dólar por libra-peso. Dólar a R$ 3,4000 ou R$ 4,0000 (para quem acredita que lunáticos da esquerda sejam eleitos), o equivalente em NY seria, respectivamente, 17 e 14,40 centavos de dólar por libra-peso. Ou seja, independentemente de quem for eleito, o valor da paridade etanol/açúcar estaria bem acima do nível de hoje (o março 2019 fechou a 13.06 centavos de dólar por libra-peso).
Claro que a análise é simplista. Tantos outros mais fatores podem e certamente irão influir na trajetória de preços do açúcar. Petróleo, juros americanos, o real e a perspectiva da economia brasileira, como fatores exógenos e, a safra de cana no Centro-Sul para 2019/2020 (que pode ser abaixo de 540) e como se desenvolvem Índia e Tailândia no próximo ano.
Tudo mais posto, continuamos positivos para o açúcar em centavos de dólar por libra-peso no último trimestre deste ano, mas acreditamos que oportunidades de fixação de preços para a safra 2019/2020 na faixa de 1200-1250 reais por tonelada FOB não deveriam ser perdidas.
Soluções para o transporte de cargas no Brasil, segundo Marcos Jank, a) controlar artificialmente o preço do diesel e da gasolina, como ocorreu entre 2006 e 2014, não é solução. O Brasil precisa de uma política transparente de formação de preço de combustíveis que mantenha a correlação com o mercado mundial; b) tabelar o preço dos fretes não é solução para alavancar os transportadores, pois piora a situação do resto da economia, e a renda deles por tabela; c) nos últimos 50 anos não tivemos uma agenda de Estado para infraestrutura de transportes e logística. O Brasil depende demais do transporte rodoviário, movido por combustível fóssil. Não temos alternativas abrangentes disponíveis para um país continental (ferrovias, hidrovias, dutovias) que possam complementar ou substituir a estrutura rodoviária.
O 30º. Curso Intensivo de Futuros, Opções e Derivativos – Commodities Agrícolas vai ocorrer nos dias 7, 8 e 9 de agosto, em São Paulo - SP, no Hotel Wall Street, na Rua Itapeva.
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Bom final de semana a todos.
Arnaldo Luiz Corrêa
The commodities are taking a beating on the month-to-date. This Friday oil dropped and sugar was affected by its downward movement because cheaper oil means cheaper gas and, therefore, ethanol loses value and the gain it has against sugar drops and affects the production mix. Things don’t always happen in this sequence in real life, but many times perception is more important than reality for the market. In our opinion sugar has overreacted - we will keep monitoring it.
Grains are on a downward trend, with soybean, soymeal, and corn dropping by 11%, 10%, and 8%, respectively – this month alone. Oil, sugar, and gas plummeted 6-7% and coffee 5%. As a trader told me this week at an event, “you set up the fund at the right time”. Let’s make a toast to irony.
NY closed Friday slightly over 12 cents per pound, representing a drop against last week. Sugar is extremely susceptible to rumors coming from the financial market. A weaker real speeds up the fixation of still pending commercial contracts for the 2018/2019 crop and pressures NY since a lot of mills fix in real.
It is reasonable to ponder that the huge Indian and Thai crops are already duly reflected on the price traded in NY. The funds settled a great part of their short positions (they still have 25,000 only) and, therefore, it seems to us that the futures market should have less selling pressure from now on.
Among the factors that could negatively affect sugar prices in NY is the real devaluation against the dollar which is influenced by the foreign scenario and the complete uncertainty over the presidential election in Brazil. If Petrobras pricing policy is kept, the devaluation of the Brazilian currency affects the gas import price and balances out the arbitrage of ethanol with sugar, with no mix change risk - unless, of course, oil stays at the current price range. Real and oil are, therefore, the two main components which can pressure the current sugar prices in NY.
However, we see more factors on the horizon that can push prices up. The drought in the sugarcane regions of the Center-South will be reflected on July and August’s crushing and those people who are closer to the agricultural areas of the mills are not optimistic at all about the perspectives. Although the average crushing estimates in the Center-South are around 584 million tons of sugarcane (Archer Consulting’s number is 563), the perception now is that this number should go to about 550 million tons of sugarcane. If this happens, the impact on prices will be violent despite next year’s world production. Again, many times perception is more important than reality for the market. And a substantial decrease in sugarcane in the Center-South will be frightening.
As for ethanol, the domestic consumption volume of Otto cycle fuels is disappointing. There is not enough money in the consumers’ pocket. However, this factor makes them go for ethanol when filling up the tank because they can buy more liters for the same amount of money. That is why despite the small total consumption numbers, the hydrous positively surprises us and should have its prices traded at higher levels than today’s prices for the last quarter of 2018. But even now we are still uncertain over who will be the next president elect and the effect this will have on the exchange rate.
Tarcilo Rodrigues, BioAgencia executive, for example, believes that hydrous average price in the last quarter of the year should be R$2.4000 per liter, tax included. If the exchange rate is at R$3.7000, this is equivalent to sugar at 16 cents per pound in NY. The dollar at R$3.4000 or R$4.000 (for those who believe that left-wing lunatics will be elected), the equivalent in NY would be 17 and 14.40 cents per pound, respectively. That is, regardless of who is elected, the ethanol/sugar parity value would be well over today’s level (March/2019 closed at 13.06 cents per pound).
Of course, the analysis is simplistic. So many other factors can and will certainly influence the trajectory of sugar prices - oil, American interest rates, the real and the perspective of the Brazilian economy, as exogenous factors, and the sugarcane harvest in the Center-South for 2019/2020 (which can be below 540) and as India and Thailand will develop next year.
Having said all that, we remain positive for sugar in cents per pound in the last quarter of this year, but we believe that opportunities of pricing for the 2019/2020 harvest within the range of 1,200-1,250 real per FOB ton should not be missed.
Solutions to freight transport in Brazil, according to Marcos Jank: a) artificially controlling diesel and gas price, as occurred between 2006 and 2004, is not a solution. Brazil needs a transparent fuel pricing policy which keeps the correlation with the world market; b) fixing freight prices is not a solution to leverage carriers because it makes the situation of the rest of the economy worse and by extension their income; c) over the last 50 years, we haven’t had a State agenda for transport infrastructure and logistics. Brazil depends on road transport a lot, run on fossil fuel. We have no available broad alternatives for a continental country (railways, waterways, pipelines) that can add to or substitute for the road structure.
The 30th Intensive Course on Futures, Options and Derivatives – Agricultural Commodities will be held on August 7, 8 and 9 in São Paulo-SP at the Hotel Wall Street on Rua Itapeva.
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Have a nice weekend.
Arnaldo Luiz Corrêa